sexta-feira, 26 de março de 2010

A latere



Perguntei
Onde estava o corpo e a mente
As memórias e os sentimentos
O toque que não vem
O sabor que não sinto

Quem estava no meu lugar...

Esqueci os passos do tango
O segredo do olhar
e até as palavras de seda
Escondi-me no canto à esquerda da janela
Olhei a escuridão de dentro

Não te vi

Ouço a tua voz ao longe
martelada a veludos certeiros
Mas não te vejo
Sinto apenas

Perguntei para onde voam os sonhos quando dormimos
Aqueles que me acompanham enquanto caminho
Que me beijam no vento
Que me acariciam na chuva

Perguntei quem me pôs aqui
Quem te pôs aí
Quem não nos pôs lá

Só por entre todos.

Ele não vê o cinzento... Nem o arco íris, suspeito
Não ouve as reticências no coração que deixo nu
debaixo dos lençóis

...entrancei as mãos no peito algures por entre o martelar que se esconde no cabelo
não vi o chão calcetado
nem a chuva
nem mesmo o céu cinzento
não vi o cheiro da multidão
a solidão do café
nem o som dos passos solitários.

Dou a mão ao vento livre
Esqueço-me nele

Abro um livro que não escrevi
onde deixo reminiscências de outros que não li
num tom melancólico de segredos subtilmente efervescentes debaixo da pele
branca do sol que recusa
Rasgo páginas em branco
salto parágrafos e negligencio a pontuação
numa criação que me transcende

Vi as asas que voam sem corpo
o fogo que queima sem oxigénio
o corpo que se alimenta na ausência
E a metamorfose que tarda em chegar

Vi a mão que embala a voz correndo o pescoço
os lábios que beijam a ponta do nariz
os olhos que entendem o que escondo

Afundei-me num poço que não era meu
Desenhei cópias imperfeitas de pinturas outras
e criei-me em devaneio...

Vomitei-te em borrões coloridos
amarrotei a tela e cuspi-te para o vazio do universo

Esquizofrenia letrada em significados ausentes

Perguntei
Não respondeu.

Vejo-te mais quando não te olho...

E as cores do arco íris jogavam xadrez com as borboletas...



Pintura de Jackson Pollock

3 comentários:

lampâda mervelha disse...

É tão bom ler-te e olhar.

Bela, a forma como tratas as palavras, como decalcas os sentimentos nelas.

Aprendo contigo.

*

farfalla disse...

...

**

lampâda mervelha disse...

http://www.youtube.com/watch?v=o5rhhQbyYV0


Bom dia menina :) *

Porque é sempre um primeiro dia.