sexta-feira, 6 de julho de 2007

Proust, uma madalena, um chá e o restante...




Verde por fora, branca por dentro, mero recipiente.
Um chá bem quente, sopro-o á cinco minutos e não alcança a temperatura certa. Fecho os olhos enquanto o sópro e o seu bafo quente faz-me viajar para outro lado. Uma frase desenha-se por si só na minha mente, Proust, uma madalena, um chá e o restante. Proust e as suas memórias acompanhadas por um chá e uma madalena, eu com um chá e uma caneta que rebola em busca de memórias. Sopro mais uma vez para que este calor me aqueça as lembranças. Mexo a água tingida e vejo-a rodopiar qual furacão abalroado, a colher tilinta ao bater na caneca... Gostava de me lembrar da primeira música que ouvi, deve ter alum significado especial, deve por certo ter sido importante pois ainda hoje a música tem vida activa em mim.
Fecho os olhos e tento viajar, recuar até ao início, mas o tempo perde-se sem resposta... Lembro-me da última vez que cantei, muito próxima e por isso tão presente... arrefeceu um pouco, sacio-me com um gole...
Volto a fechar os olhos e a tentar recuar, de repente uma imagem se desenha na minha mente, eu pequenina, de tal forma ainda criança que pareço uma formiguinha de caracóis com a mania que já é gente. Brinca enquanto outros tentam comer, cheia de vida de tão menina que é, pedem-lhe que sossegue mas sabia lá ela o que era sossegar. Pega numa colher
faz dela um microfone, ou "bicofone" como me lembram agora os "grandes" que era o que lhe chamava, qual estrela empoleira-se numa cadeira que nessa altura parecia um lanço de escadas tão difícil de subir. Era uma estrela num espectáculo importante (mais um gole de chá), pega no seu "bicofone" e começa a cantar. Lembro-me, lembro-me sim, dá-me agora vontade de rir por me ver lá, ver como achava que já era gente, podia não ser gente mas lá que tinha graça tinha...
O chá acabou já frio enquanto as memórias ficaram quentes...
Ah! A música qual era? Marco Paulo "Ò Joana", de certo não foi a primeira que ouvi, mas é a primeira de que me lembro...

2 comentários:

CNS disse...

Cheguei aqui pelo blogue da Bruna. Gostei do que vi. Irei voltar! :)

farfalla disse...

muito obrigado :D

espero que continues a gostar :)