sexta-feira, 14 de março de 2008

Esplanada


Numa esplanada onde nada acontece acontecem, por vezes, coisas interessantes.
Uma mesa que reflecte o sol de Março (em detrimento das chuvadas), uma sombrinha sem sombra, um cigarro que queima, uma parede branca rabiscada por alguém que acha que faz arte, não contesto nem protesto passa-me ao lado, embora esteja de frente. Conversas abafadas pela música que me vai nos ouvidos. Os cães que me olham, a crítica por beber um galão em hora de almoço, por estar só com um jornal e um caderno, ah não esquecendo o cigarro claro (companhia de esplanadas em dias que correm), o empregado semi engatatão que manda as suas piadas na tentativa de sacar um número de telefone, ou algo mais... O filho que vem beber café com a mãe...ou será uma amante?...hum...abstenho-me desta observação. As bengalas que ajudam a segurar o peso do que outrora foi vida galopante... Os táxis que ajudam a chegar mais rápido a sítio nenhum... As vozes. Sempre as vozes. Os pés que batem na espera de um autocarro que vem sempre fora de horas. Os barulhos, os cheiros confusos. De novo o empregado... tem medo que o sol "me seque". Quero la saber do sol seu tolo. (risos prolongados)
Mimam-me as pessoas. Acordam-me os cheiros.
E tu? Que estás aí a fazer?
Ops... interrompida por um som interessante, voz rouca... "Desculpa interromper. Tens lume?" Respondo: Claro.
(Riso) Quando nada acontece acontecem coisas giras... ah! Afinal não era amante... era mesmo mãe. Abstenho-me do restante.

[Nota de Rodapé: Obrigado a ti que me deste a conhecer esta maravilha de música, Uncertain Smile dos The The]

6 comentários:

Adore disse...

A arte da observação :)

beijinho, bom fim-de-semana

ana disse...

E há dias que são mesmo assim...passados a olhar...

Beijinho doce,:)

farfalla disse...

adore e ana:

_BACI_

lagarto disse...

não estando aqui a querer dar uma de "empregado engatatão" (lolololol) mas...tu escreves mmo muito bem...e sei o k sentiste nessa esplanada (menos o assédio do empregado...a sorte ainda não me bafejou com um pinguim a kerer engatar-me...graças a deus!lol)...estou mtas vezes nessa situação...sinto-me bem sozinho mas rodeado de pessoas...e o cigarro a acompanhar o café serve sempre de motor para que as palavras ganhem expressão...estudo em artes..uma vez fiz um desenho que se chamava "casamento perfeito"...retratava a minha mão com um cigarro entre os dedos ao lado de uma chávena de café..perfeito perfeito não é a sabres sem alcool!é isso!lol;)

farfalla disse...

lagarto:

de facto parece que temos umas coisinhas em comum ;)

_baci_

Man Next Door disse...

eu era capaz de passar a minha vida em esplanadas. Apenas com cigarros, café, ipod, caneta e papel. Enough.

E adoro começar a escrever sem destino e deixar-me manipular sobre o que vou observando a cada instante. :)